top of page

Período histórico

      Évariste cresceu durante um período de grande agitação social e política, e colocou-se, repetidamente, no centro de controvérsias, o que não apenas o afastou de sua brilhante carreira, como também acabou por levá-lo a uma morte prematura.

      O interesse de Galois pela política foi inspirado por seu pai, Nicolas Gabriel Galois que, quando Évariste tinha apenas quatro anos de idade, foi eleito prefeito de Bourg-la-Reine. Isto aconteceu durante o retorno triunfante de Napoleão ao poder, um período em que os fortes valores liberais de seu pai estavam de acordo com o clima do país. Nicolas-Gabriel era um homem culto e cortês e durante seu mandato como prefeito conquistou o respeito da comunidade. Mesmo depois que Luís XVIII da França retornou ao poder, ele manteve seu posto. 

     No primeiro período da escola de Galois, devido às lutas entre republicanos e monárquicos, a maioria dos estudantes planejou uma rebelião. No dia seguinte foi exigida uma demonstração de fidelidade a Luís XVIII. Galois, muito jovem para se envolver na fracassada rebelião, ao ver seus colegas serem humilhados, aumentou suas tendências republicanas.

     Somente aos dezesseis anos, Évariste pôde fazer seu primeiro curso exclusivo de matemática. Sem se deixar abalar pelas reprovações, Galois continuou confiante em seu talento matemático e, com a idade de dezessete anos, ele fizera progressos suficientes para submeter dois trabalhos de pesquisa à Academia de Ciências. 

     Entretanto, nesta mesma ocasião, em julho de 1829, um novo sacerdote jesuíta chegou ao vilarejo de Bourg-la-Reine, onde o pai de Galois ainda era prefeito. Não gostando das simpatias republicanas do prefeito, o jesuíta começou uma campanha para depô-lo. Escreveu uma série de versos vulgares ridicularizando membros da comunidade e os assinou com o nome do prefeito. O velho Galois não pode suportar a vergonha e o embaraço resultante e se suicidou. Ver o sistema francês humilhar e destruir seu pai consolidou o apoio fervoroso de Galois para a causa republicana.

bottom of page